Algum tempo depois de participar da elaboração do trabalho “OMOTENHASHI – Hospitalidade à moda japonesa”, tive a oportunidade de visitar o país. A seguir, um breve relato desta encantadora experiência.

Em setembro de 2019 fiz uma viagem de duas semanas pelo Japão. Além da capital, passei por cidades como Kyoto, Hiroshima e Osaka, entre outras (viva o trem bala!). O modo japonês de receber pode ser percebido logo na entrada: os funcionários do aeroporto de Kansai demonstram uma cordialidade que não é comum na maioria dos aeroportos ao redor do mundo. No desembarque, Super Mario e Hello Kitty dão as boas vindas aos recém chegados. 

A partir daí, em vários momentos foi possível sentir esse jeito especial de recepcionar do japonês. Seja nas reverências que os fiscais dos trens fazem ao entrar e sair dos vagões, seja no bom atendimento que aqueles que trabalham nas konbinis (lojas de conveniências) dispensam a todos que adentram esses estabelecimentos ou ainda no cumprimento cordial que os motoristas de ônibus dispensam a cada passageiro que desce no ponto final.  Mas o omotenashi extrapola o âmbito comercial: em Tóquio, talvez já um reflexo da realização das Olimpíadas deste ano, muitos idosos são voluntários em pontos turísticos e socorrem turistas perdidos como eu, com um sorriso no rosto e toda a paciência do mundo.

Foto: Isis Sá

Também experimentei a hospitalidade japonesa quando, ao fazer check-in no hotel num dia de chuva, tive minha mala seca por uma funcionária enquanto preenchia os papeis. Nesse mesmo dia, ao fazer uma compra numa loja e receber a mercadoria numa sacola de papel, a caixa da loja encapou a sacola com um plástico, para que não molhasse (ok, essa atitude não é muito sustentável). São pequenas gentilezas que acabam por encantar o cliente.

Os japoneses têm maneiras de viver e de se relacionar diferentes de nós. São mais reservados e não apreciam o contato físico, mas sabem receber muito bem. Foi uma ótima experiência constatar que aquilo que foi visto na teoria é realmente o que acontece na prática.