FEIRAS GASTRONÔMICAS E CULTURAIS DO PARQUE TECNOLÓGICO DA UFRJ

Claudia Soares
Professora do Curso de Gastronomia – UFRJ

Com a proposta de gerar interações não óbvias em um ambiente mais agradável para a comunidade do Parque – por meio de um evento que circule entre a cultura gastronômica de comida de rua, ações culturais, oficinas temáticas, exposições de projetos de extensão da UFRJ – nasceu o projeto Feira do Parque, atualmente denominado Feira Gastronômica e Cultural do Parque Tecnológico.

À Equipe do Parque coube lançar o desafio a um pequeno grupo de professores do Curso de Gastronomia da UFRJ. O projeto é colaborativo e tem por objetivo estimular, apoiar e acelerar iniciativas empreendedoras no Curso de Gastronomia da UFRJ. Uma espécie de laboratório para estabelecer as condições para os alunos do curso desenvolverem comportamento empreendedor e aprenderem com erros e acertos, com objetivos pedagógicos e acompanhamento docente.

A proposta não é planejar um evento de venda de comida, mas sim problematizar as etapas que permitem a sua comercialização – desde planejamento de cardápio, compras, composição de preços até venda direta ao consumidor e realização da ação em um espaço não formal, como é o de uma feira de rua com todas as suas nuanças.

O ambiente da Ilha do Fundão, onde o Parque Tecnológico está sediado é convidativo a projetos criativos, especialmente os que envolvem a venda de alimentos, em função da baixa oferta da região. Assim, a ideia de transformar o espaço da Feira numa espécie de laboratório de práticas gastronômicas nos desafiou. Já foram realizadas diversas feiras, desde 2016, duas a três a cada ano, em formatos muito parecidos, mas com mudanças que fizeram a parceria com o Parque se consolidar e ganhar a confiança do corpo docente e discente do curso além do público em geral.

A cada edição, os alunos devem planejar o seu negócio com base nos conhecimentos da gestão de empreendimentos gastronômicos que são tratados no Curso, seguindo as orientações de um professor que o tutela até o final do evento. Planejamento e teste de cardápio, custo, apresentação e comunicação do seu produto, além de organização funcional do espaço de produção, montagem da equipe e cuidados com higiene e segurança dos alimentos são itens que são observados. Tais conteúdos são também tratados em encontros dedicados a essas temáticas, contando com o apoio de professores e alunos do Curso que se disponibilizam de maneira voluntária a dedicar algumas horas para alinhar conhecimento com o grupo de empreendedores que se inscrevem para participar da Feira do Parque.

O evento é idealizado em parceria com a equipe do Parque tecnológico e operado com funcionários desse projeto em conjunto com voluntários do Curso de Gastronomia que se dedicam a apoiar os colegas participantes. A ação caracteriza-se como ensino, numa perspectiva de que o espaço da Feira é uma extensão da sala de aula. Há efetivamente produção e venda de alimentos pensados e planejados pelos alunos do Curso de Gastronomia.

A oportunidade de reunir muitos dos conhecimentos teóricos em dois ou três dias e aprender com os erros e acertos num espaço que, mesmo detendo algum controle, está muito próximo da realidade no campo mercadológico é, acima de tudo, corajosa e inovadora. Tal ação só é possível porque contamos com a dedicada parceria do Parque Tecnológico.

Portas abertas nem sempre são encontradas no caminho e as dificuldades se somam a cada período letivo. A Universidade Federal do Rio de Janeiro vem sofrendo ataques múltiplos de cortes de toda ordem. Lidamos com o desafio diário da ausência de sala de professores, falta de água, funcionários em greve e dificuldades operacionais de toda a ordem que nos levariam ao desânimo muito facilmente. Mas, seguir em frente é também uma forma de resistir. O Parque e toda sua carinhosa e empenhada equipe merecem nossos votos da mais alta estima. Um projeto dessa envergadura não avança sem a participação de muitas, muitas pessoas diferentes – e a maioria das quais nem conhecemos – como aqueles que instalam a rede elétrica para cada barraca da feira, só pra citar um exemplo.

A Feira é um projeto precioso para todos os envolvidos.  Por isso é importante lembrar de cada pessoa que se envolve, para que, durante os dias do evento, seja possível construirmos experiências exitosas de ensino e aprendizado com os alunos e professores envolvidos. O nosso muito obrigado ao Parque Tecnológico da UFRJ, na figura daqueles que nos abrigam, nos abraçam e tem possibilitado o fortalecimento dos laços de parceria. Desejamos que a iniciativa possa ser multiplicada por toda a Ilha do Fundão e que possamos ver uma Universidade esperançosa por dias melhores. Nossa gratidão à comunidade do Parque, que nos recepciona e, ao frequentar a Feira, está apoiando e contribuindo com as ações de ensino e aprendizagem do Curso de Gastronomia. Nosso muito obrigado aos alunos empreendedores que, mesmo dispostos a aprender, investem monetariamente na iniciativa e corajosamente fazem da Feira o projeto integrador do Curso de Gastronomia que mais nos desafia.